Sobre o Mestrado

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFSCar Sorocaba objetiva formar profissionais com forte base teórica e prática capazes de projetar, gerenciar e executar atividades nas diferentes áreas relacionadas à Ciência da Computação, para atuarem no exercício do ensino, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Tais profissionais serão formados considerando o ideal da sustentabilidade, o qual é diretriz do campus de Sorocaba. Em cada linha de pesquisa definida no programa, o aluno não terá contato apenas com os fundamentos para o domínio de uma dada especialidade, ele deverá, também, absorver e compreender aspectos relacionados com a sustentabilidade associados com os fundamentos técnicos e tecnológicos da Ciência da Computação. Este diferencial do programa contempla a incorporação de questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico sustentável, a partir da conciliação entre software, hardware, eficiência econômica e inclusão social.

A Pós-graduação conta com as seguintes linhas de pesquisa:

Arquiteturas Distribuídas de Software:

Nesta linha de pesquisa, serão investigados desde os problemas relacionados com engenharia de transmissão de dados por canais físicos até os problemas e desafios das arquiteturas de redes e sistemas distribuídos atuais e futuras, percorrendo desde questões de infraestrutura até o desenvolvimento de software na Web e em dispositivos móveis. Aspectos sobre o futuro da Internet sob o ponto de vista de roteamento e escalabilidade serão considerados, juntamente com o problema de confiabilidade e disponibilidade de aplicações distribuídas, como premissa fundamental para o atendimento da crescente demanda por serviços de Internet. Também serão abordados aspectos relativos ao desenvolvimento de aplicações para computação ubíqua, incluindo temas emergentes na área, como Internet das Coisas, Internet Colaborativa e Cloud Computing. Dentro deste contexto, as soluções a serem propostas deverão considerar a problemática de sustentabilidade ambiental e social. Neste sentido, serão investigados aspectos voltados para construção de data centers, infraestruturas para cloud computing, uso de virtualização como mecanismo para otimização do uso de recursos em linha com o conceito de Green computing, smart grids, sensores e RFIDs para desenvolvimento de soluções para auxílio de locomoção,  rastreamento e monitoramento, e-Learning, desenvolvimento de software para Web e para dispositivos móveis.

Engenharia de Software e Gestão do Conhecimento:

Nesta linha de pesquisa serão investigados desde aspectos relacionados a engenharia de software que permitam agregar valor ao desenvolvimento, manutenção e implantação de software em diversas áreas de atuação até os problemas e desafios relacionados a gestão do conhecimento, que possibilitem a exploração computacional de características sintáticas e semânticas de fontes de informação, como ponto de partida para a produção de conhecimento. Temas fundamentais para subsidiar o desenvolvimento de software são abordados nesta linha, tais como Reutilização de Software, Gerência de Projetos, Qualidade de Software, Engenharia de Requisitos, e Aspectos da Interação Humano-Computador. Além disto, tratar a informação de forma consciente, explorando suas características para melhorar a utilização de recursos e a produtividade em atividades e processos computacionais são premissas essenciais para tratamento e gerenciamento da informação, incluindo temas como Banco de Dados Não-Convencionais, Aprendizado de Máquina, Bioinformática, Recuperação de Informação, Mineração de Dados, Mineração de textos, Gerenciamento de Processos de Negócio e Algoritmos Paralelos e Distribuídos. Além da produção de conhecimentos computacionais, visa-se nesta linha de pesquisa, relacionar o conhecimento produzido com a sua aplicação nos vários aspectos da sustentabilidade, seja ele ambiental, social ou econômico, permitindo aos egressos uma atuação profissional mais consciente, o que contribui para o equilíbrio da sociedade e do meio ambiente, e também permitindo que ele atue diretamente no desenvolvimento sustentável, seja na análise de dados e informações ambientais utilizando técnicas inteligentes na disseminação de conhecimento, no desenvolvimento de softwares otimizados ou apoiando a estratégia da empresa.

Teoria Aplicada à Computação:

Esta linha de pesquisa utiliza as ferramentas teóricas da matemática e de várias sub-áreas da teoria da computação em diversos campos da ciência da computação tais como processamento de imagens e sinais, linguagens de programação, compiladores, projeto de algoritmos e algoritmos em grafos. Uma das metas desta linha é a obtenção de algoritmos mais eficientes nas mais diversas áreas do conhecimento humano e do setor produtivo, uma vez que o desenvolvimento de métodos capazes de processar dados com qualidade e eficiência é de suma importância, considerando a demanda crescente do volume de informação nos dias atuais. Os principais objetivos desta linha de pesquisa são a obtenção de novos algoritmos no estado da arte para restauração e reconstrução de imagens e sinais digitais, reconhecimento estatístico de padrões, biometria, construção de compiladores, transformação de programas, refactorings, projeto de linguagens de programação, projeto de algoritmos e estudo de estruturas discretas subjacentes a problemas em grafos e outros tópicos relacionados a estes. Para atingir os objetivos, pode ser necessário o desenvolvimento de tópicos teóricos em grafos e computabilidade, incluindo linguagens formais, fazendo também deste desenvolvimento um dos elementos desta linha de pesquisa.

Para maiores inforamções acesse: http://www.ppgccs.net/